Qualidade ruim é principal motivo para brasileiro não comprar produto pirata
A maioria dos brasileiros não compra produtos piratas e o motivo mais apontado para isso é a qualidade ruim, à frente de ter um prejuízo maior que o benefício financeiro.
Flávia Furlan Nunes
A maioria dos brasileiros não compra produtos piratas e o motivo mais apontado para isso é a qualidade ruim, à frente de ter um prejuízo maior que o benefício financeiro.
Em pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), 54% responderam que não compram produtos piratas. Destes, 45% apontaram a qualidade ruim, 17% apontaram a falta de garantia e 7% citaram o temor de ter um prejuízo maior do que o benefício financeiro, mesma proporção dos que apontaram o prejuízo ao comércio formal.
Por último, 4% disseram que não compram produtos piratas porque temem uma punição. A pesquisa foi realizada em mil domicílios, em um total de 70 cidades de nove regiões metropolitanas, durante o mês de agosto.
Produtos
Os dados ainda mostram que a maior parcela dos brasileiros não compraria de forma alguma equipamentos eletrônicos piratas,produtos apontados por 38% dos entrevistados, de acordo com a tabela abaixo:
Produto |
Respondentes que não consumiriam |
Eletrônicos |
38% |
Perfumes |
29% |
Calçados, bolsas ou tênis |
23% |
Óculos |
23% |
DVD |
21% |
CD |
20% |
Roupas |
18% |
Programas de computador |
15% |
Relógios |
14% |
Brinquedos |
13% |
Cigarros |
11% |
Artigos esportivos |
10% |
Aparelho de barbear |
8% |
Isqueiros |
8% |
Canetas |
6% |
Fonte: Fecomércio-RJ
A pesquisa ainda revelou que, dos entrevistados que já compraram um produto pirata, 51% já se decepcionaram com uma aquisição.